Lab_visamb

O Laboratório de Vigilância em Saúde Ambiental já está em pleno funcionamento. A unidade, localizada no Complexo Municipal de Vigilância em Saúde (Vasco da Gama), especializada na análise e no monitoramento da qualidade da água para consumo humano, tem capacidade de receber 200 amostras por mês. Anteriormente, o trabalho era realizado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN/BA), com a análise de 40 amostras mensais.

A capital baiana é a quarta localidade no país – ficando atrás somente dos estados do Paraná, São Paulo e Curitiba – a operar um Laboratório deste porte, se destacando nas ações de vigilância à saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

O Secretário de Saúde, Gilberto José realizou uma visita ao local, para conhecer as instalações e o trabalho da equipe. Ele destacou a importância do Laboratório no diagnóstico de contaminantes na água que consumimos, o que dá subsídios para a prevenção de doenças e preservação do meio ambiente.

A proposta é otimizar o monitoramento da qualidade da água através da ampliação da área de cobertura e do total de amostras analisadas. Por isso, estima-se a expansão da capacidade para 2400 análises/mês, já no segundo quadrimestre do próximo ano.

Segundo o coordenador da VISAMB, Lourenço Ricardo, o funcionamento do Laboratório potencializa as ações preventivas tanto no monitoramento de rotina quanto nos grandes acontecimentos como o carnaval, festas populares, congresos e até nas atividades conjuntas com outros órgãos. A exemplo da Operação Chuva, realizada pela Defesa Civil. A partir de agora, os resultados das análises serão conhecidos mais rapidamente e se for constatada alguma alteração na água, as conseqüências podem ser minimizadas.

Mais uma contribuição importante do laboratório será no monitoramento das atividades em grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, já que Salvador é uma Cidade-Sede. A expectativa é expandir o monitoramento e análise para outros contaminantes ambientais de interesse a saúde pública.