Salvador é a segunda no ranking das capitais brasileiras que mais utilizaram as doses da vacina contra Covid-19 encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Das cerca de 398 mil doses dos imunizantes recebidos na capital baiana, mais de 341 mil já foram aplicados em pessoas que fazem parte do público prioritário, um percentual de 85,7% de doses administradas.

O município fica atrás apenas de Maceió que já aplicou entorno de 92% das doses enviadas pela gestão federal.

De acordo com Leo Prates, secretário municipal da Saúde, o planejamento feito pela Prefeitura de Salvador para estratégia de imunização é o fator principal para a agilidade da campanha na cidade.

“Montamos uma mega estrutura com mais de 1,5 mil profissionais atuando ininterruptamente de domingo a domingo para dar celeridade a aplicação das doses em nossa cidade. Somos pioneiros na implantação dos drives-thru, modelo que hoje é repicado em todo o país. Temos ainda equipes volantes que atuam na vacinação domiciliar dos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, além de fazer a imunização em localidades de difícil acesso nas ilhas que fazem parte do território de Salvador. Tudo isso corrobora para que nossa cidade seja destaque nacional dentro da campanha contra Covid-19”, destacou.

Nesse final de semana, a estratégia segue na capital com a aplicação da primeira dose nos idoso de 67 e 66 anos que residem na cidade.