Cumprindo com o objetivo de seguir garantindo agilidade nos atendimentos e otimizar o fluxo da Rede de Urgência e Emergência de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue neste final de semana com seis Unidades da Atenção Básica funcionando em retaguarda às UPAs, das 07 às 19h.

A medida de caráter extraordinário visa acolher os pacientes de menor complexidade, classificados como verde e azul, que buscam as unidades de emergência para atendimentos. Neste sábado (23) e domingo (24), eles serão direcionados pela equipe local após triagem, para as unidades de suporte onde darão sequência ao atendimento.

A iniciativa é parte mobilização Salvador Contra a Dengue, idealizada pela Saúde para fortalecer assistência aos soteropolitanos, e como medidas preventivas e de combate ao mosquito. Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS destaca que a iniciativa inovadora possibilita maior resolutividade na assistência prestada aos munícipes durante o final de semana. “Os pacientes atendidos pelas UPAS passam pelo acolhimento e identificação da sua necessidade de saúde e, dependendo de cada perfil, são referenciadas para as unidades de suporte. Essa estratégia tem se mostrado eficaz para diminuir os fluxos das UPAS, e otimizar o acolhimento, por isso seguimos de portas abertas nos finais de semana”, pontua.

Confira a lista das unidades:

UBS Periperi com suporte à UPA Adroaldo Albergaria
USF Vale do Matatu com suporte à UPA Brotas