Com o objetivo de garantir agilidade no atendimento ao paciente e otimizar o fluxo da Rede de Urgência e Emergência de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implantou como unidades de retaguarda às UPAs, 05 unidades de saúde da Atenção Básica, com atendimento neste final de semana das 07 às 19h. Ou seja, a medida de caráter extraordinária visa acolher os pacientes de menor complexidade, classificados como verde e azul, que buscam as unidades de emergência. Neste sábado (02) e domingo (03), eles serão direcionados pela equipe local após triagem, para a unidade de suporte onde darão sequência ao atendimento.

A iniciativa é parte integrante da mobilização Salvador Contra a Dengue, idealizada pela Saúde para fortalecer assistência aos soteropolitanos, bem como medidas preventivas e de combate ao mosquito. Ana Paula Matos, vice-prefeita e gestora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca que a iniciativa possibilita maior resolutividade na assistência prestada na rede. “Estamos nos mobilizando para atender as necessidades da população e, sobretudo, garantir um atendimento mais tranquilo e humanizado com redução no tempo de espera. Vale esclarecer que os pacientes serão atendidos pelas UPAS, passarão pelo acolhimento e identificação da sua necessidade de saúde e, após isso, serão referenciadas para as unidades de suporte”, orienta a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

Confira a lista das unidades:

UPA Adroaldo Albergaria – com suporte na UBS Periperi
PA 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau – com suporte na USF Imbuí X
UPA Barris – com suporte na UBS Clementino Fraga no domingo (03)
UPA Hélio Machado – com suporte na UBS José Mariani (Itapuã)
PA Rodrigo Argolo – com suporte na UBS Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)