A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com a mobilização Salvador Contra a Dengue nesta quarta-feira (27) promovendo ações preventivas, corretivas e educacionais, com UBV Pesada, inspeções, bloqueio espacial e focal, além dos atendimentos de solicitações pelas equipes do CCZ em diversas localidades da capital baiana.

Nesta quarta-feira (27), terão inspeções para o controle vetorial e bloqueio de transmissão focal em todos os Distritos Sanitários; Ação do chaveiro (abertura de imóveis fechados com possíveis focos) na Vitória e Canela; Haverá aplicação de Inseticida por UBV pesado em Fazenda Grande do Retiro – Bom Juá (4:00h às 8:00h); Periperi, Praia Grande, Rio Sena e Alto da Terezinha (17:00h às 21:00h); e aplicação de inseticida por UBV costal e inseticida de efeito residual em todos Distritos Sanitários com casos notificados.

Além dessas, o Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (SEMZO) do CCZ, segue em diversos locais da cidade, promovendo a conscientização através da educação, com ações e atividades lúdicas, distribuição de materiais educativos, panfletos e orientações em escolas municipais da cidade, em Prefeituras-Bairro, Unidades de Saúde e locais de grande circulação de pessoas.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, reitera a importância da participação dos moradores, em cada bairro e comunidade de Salvador. “Estamos unindo forças na mobilização ‘Salvador Contra a Dengue’, e a ajuda de todos é indispensável, pois apenas juntos, unidos, podemos vencer o Aedes. É fundamental que todos tenham um cuidado mais do que redobrado em suas casas, onde estão mais de 75% dos criadouros do mosquito”, orientou a gestora.