Fortalecendo as ações da mobilização Salvador Contra a Dengue, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já realizaram a abertura de 12 imóveis fechados e/ou abandonados da capital baiana, localizadas na Praia do Flamengo, Caminho das Árvores, Canela e Vitória. A atividade acontece após os agentes de endemias realizarem três tentativas de localização do proprietário do imóvel para abertura voluntária e posterior inspeção do local para eliminar possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

Desses imóveis, seis necessitaram da ação do chaveiro para a realização dos trabalhados de inspeção salvaguardados pela Lei Federal 13.331; enquanto outros seis (6) foram abertos voluntariamente pelos proprietários.

Na manhã desta quarta-feira (27/3), por exemplo, as atividades ocorreram no Corredor da Vitória e no Canela, sendo acompanhadas de perto pela vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que explicou como acontece a ação na prática.

“É uma operação de abertura forçada do imóvel, quando não são atendidas as três tentativas de contato com os proprietários. São imóveis que representem riscos de foco de dengue e consequentemente risco à população. Neste do Corredor da Vitória, por exemplo, por ser um imóvel abandonado desde 2015, acionamos a Defesa Civil e Sedur para uma primeira avaliação de segurança, permitindo a entrada dos agentes de campo. Após a abertura, normalmente, a Guarda Civil entra primeiro para vistoria da área e posterior o trabalho de combate às arboviroses com remoção mecânica de possíveis focos, aplicação de larvicida e inseticida. Finalizada toda a atividade, o imóvel é devidamente lacrado novamente”, detalhou.

A gestora reiterou ainda que o melhor caminho é sempre o da prevenção, com mobilização e sensibilização voluntária de cada cidadão. “Durante a ação de hoje fomos avisados por uma moradora da região sobre um outro imóvel fechado nas imediações. Vamos avaliar a situação e planejar ações. Mas, é preciso também que cada cidadão se conscientize sobre a importância de cuidar do seu imóvel, do seu quintal. Nós só fazemos esta operação quando não conseguimos sensibilizar os proprietários; então, nossa ideia é que as pessoas que estejam nos lendo, assistindo e escutando possam pedir e contem com nosso apoio, mas, de fato, coloquem também em prática ações simples que evitar água parada”, destacou Ana Paula Matos.