vacina_e7_animal09A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realiza neste sábado, 21, a segunda etapa do dia “Dia R de Vacinação Anti-rábica”.

Na primeira etapa, que ocorreu no dia 17 de outubro, foram contemplados os Distritos Sanitários de Brotas, Centro Histórico, Liberdade, Barra/Rio Vermelho, Cabula/Beirú e Boca do Rio. Já neste sábado estarão funcionando das 8h às 16h, os postos de vacinação (fixos, volantes ou itinerantes) dos Distritos de Itapagipe, Subúrbio Ferroviário, São Caetano/Valéria, Cajazeiras, Pau da Lima e Itapuã. O objetivo é oferecer a vacinação animal para os munícipes que não tem disponibilidade para vacinar os animais durante a semana.

A raiva é um grave problema de saúde pública, já que coloca em risco a vida de pessoas. Por isso, a doença requer atenção integral e constante do sistema público de saúde.

As medidas de controle indicadas pelo Plano Nacional de Controle da Raiva – PNCR, do Ministério da Saúde, incluem a vacinação de cães e gatos, educação em saúde, atendimentos de pessoas envolvidas em agravos com animais, observação clínica de cães e gatos, coleta e envio de material para laboratório, dentre outras ações.

Mesmo em cidades que mantém a raiva controlada é fundamental a continuidade das ações de vigilância e controle em zonas urbanas, já que há possibilidade de recrudescimento da doença, como já ocorreu em algumas áreas do Brasil.

Em Salvador, após registro de casos humano e animal em 2003 e 2004, houve declínio da doença, sem notificação entre o segundo semestre de 2005 e junho de 2009. Contudo, a ocorrência de um caso de raiva em um canino no DS de Itapuã no mês de julho deste ano e a ocorrência de mais dois casos na Região Metropolitana de Salvador, nos municípios de Lauro de Freitas e Dias D´Ávila, indicam um possível retorno da raiva.

Na capital baiana a campanha anti-rábica segue até o dia 26 de novembro e a vacinação é feita casa a casa. Durante as visitas, que são feitas pelos agentes de combate as endemias, os proprietários recebem um comprovante de vacina, além de material educativo com orientações sobre cuidados com os animais de estimação e formas de profilaxia contra a doença.

Nas residências fechadas é deixado um alerta contendo informações sobre o motivo da visita e orientação de como proceder a vacina do animal, que poderá ser realizada em 87 Unidades de Saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas. A localização de cada uma delas pode ser obtida através dos telefones 3611-7310 ou 3611-7311.

A novidade para esta etapa da campanha é a mudança da vacina de Fuenzalida & Palácios para a Cultivo Celular, aumentando o período de imunização de um para dois anos. Mas as campanhas continuarão sendo feitas anualmente por recomendação do Ministério da Saúde.