A iniciativa é parte do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.

No próximo sábado (27) a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Sábado do Bebê”, com o objetivo de fortalecer as ações de cuidado integral à saúde da criança, tendo público-alvo os menores de 06 anos, atendidos na rede de saúde do município.

A ação acontecerá das 08 às 12h em dez Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pela cidade: Alto do Cruzeiro, Aristides Maltez (São Cristóvão), Canabrava, Candeal Pequeno (Brotas), Capelinha de São Caetano, IAPI, Imbuí, Jardim das Margaridas, Lealdina Barros (Engenho Velho da Federação) e Saramandaia.

Serão oferecidos aos pequenos pacientes serviços como atualização do cartão vacinal; atendimentos clínicos e em saúde bucal; realização do teste do pezinho para recém-nascidos; orientação sobre aleitamento materno e alimentação complementar na infância, além do diálogo sobre diversas temáticas voltadas para a primeira infância.

De acordo com Abdon Brito, Coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, o Sábado do Bebê visa, principalmente, estimular a rotina de acompanhamento do público infantil nos postos de saúde. “É essencial manter esse cuidado periódico com as crianças, assim conseguimos prevenir diversos agravos que podem acarretar problemas maiores no futuro, caso não seja identificado previamente”, afirma.