Representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) participarão nesta quarta-feira (05) de uma reunião em Brasília para discutir junto ao Governo Federal estratégias de um plano de contingência caso o surto de coronavírus chegue à capital baiana, sobretudo, no período do carnaval.

Durante a reunião serão avaliados os fluxos de notificação das ocorrências suspeitas, rede de laboratorial e hospitalar, além dos perfis de leitos disponíveis para possíveis internações e eventuais isolamentos de pacientes infectados. Medidas para organização de ações preventivas também serão alinhadas. As definições serão apresentadas nesta quinta-feira (06) numa segunda reunião que contará com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Desde a notificações dos primeiros casos do coronavírus na China, a gestão municipal iniciou diálogo com o Ministério da Saúde para manter a rede hospitalar de Salvador em alerta para notificação de pacientes suspeitos, bem como, implantar medidas preventivas que evitem ao máximo a circulação do vírus em nossa cidade. Agora em Brasília, vamos definir as ações contingenciais de prevenção e operativas para manter nossa rede preparada para atuação eficaz num cenário adverso”, declarou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Em parelelo, técnicos da SMS realizarão uma reunião na Central Municipal de Regulação, no Pau Miúdo, a partir das 15 horas desta quarta-feira (05), com representantes de estabelecimentos conveniados à Prefeitura para negociar a ampliação da oferta de leitos de isolamento por meio do SUS da capital.