viva_coracao_tjba Fotos

A Secretaria Municipal da Saúde instalou nesta quinta-feira (15), no Tribunal de Justiça da Bahia, mais um desfibrilador externo automático (DEA), dando continuidade ao Projeto Viva Coração, iniciado em setembro de 2008.

O Projeto Viva Coração é coordenado pelo SAMU 192 e visa garantir um primeiro socorro em casos de vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa em pontos de grande circulação da cidade como estações de transbordo e instituições públicas. O Projeto leva em conta dados que comprovam que a taxa de sobrevivência declina de 7 a 10% por minuto de atraso no atendimento. Para isso, após a instalação do DEA, os profissionais que trabalham nesses locais passam por um treinamento sobre Suporte Básico de Vida com a utilização do equipamento, tornando-se aptos para socorrer uma vitima de parada cardíaca.

Durante o treinamento é apresentado um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial para sustentar a oxigenação e perfusão de órgãos vitais. Após o curso, todos os 30 participantes, entre enfermeiros e fisioterapeutas do Posto de Saúde do TJ, seguranças e administrativos, ganharam um certificado.

Já contam com o equipamento as ambulâncias de suporte básico do SAMU, Motolâncias, Estação da Lapa, Estação Pirajá, Estação Mussurunga, Estação Iguatemi, Estação da Calçada, Ministério Público da Bahia, Fórum Ruy Barbosa, USF Arenoso e a sede do SAMU. Para 2012, o cronograma prevê a instalação do DEA no Mercado Modelo, Assembléia Legislativa, Câmara dos Vereadores, Prefeitura Municipal, Secretarias de Saúde, Governadoria, Posto Policial do Porto da Barra e Plano Inclinado da Liberdade.

Morte súbita

A morte súbita por parada cardíaca é um importante problema de saúde pública, mas poucos sabem que as vítimas têm alta chance de sobrevivência se forem atendidas logo nos primeiros minutos. Em todo o mundo, a morte súbita cardíaca mata mais do que acidentes automobilísticos, armas de fogo e doenças como AIDS, câncer de próstata e de mama juntos. No Brasil, as doenças do aparelho circulatório representam a principal causa de óbito (32%) e as doenças isquêmicas do coração são responsáveis por até 80% dos episódios de morte súbita.