Em 18 de maio é comemorada o Dia da Luta Antimanicomial e para marcar a militância pela qualidade da assistência dos portadores de transtornos mentais e o fim dos manicômios, o CAPS Jardim Baiano preparou uma programação especial.

Serão realizadas rodas de conversas para produção de conhecimento do cidadão portador de transtorno mental com discussões acerca do seu papel-agente transformador na reforma psiquiátrica, e reflexões para avaliação dos serviços substitutivos, assim como a importância da construção da rede e da intersetorialidade. Os eventos contarão com a participação dos usuários, familiares, equipe técnica e comunidade em geral.

Programação:

17 de maio
9h: Roda de conversa sobre o cuidado em Saúde Mental no território.
Local: Distrito Sanitário Centro Histórico (Auditório)

18 de maio
9h: Debate em cine (Exibição do filme Tribunal dos crimes da Paz).
Local: CAPS Jardim Baiano

19 de maio
9:30h: O CAPS na Rua: O encontro com a  comunidade.
Local: Praça do Campo da Pólvora

Com o objetivo de garantir uma sociedade menos preconceituosa em relação às pessoas que vivem com transtorno mental, o Distrito São Caetano/Valéria também programou uma série de atividades com o lema “Vamos juntos trabalhar para cuidar e não para excluir!”. Entre os dias 17 e 20 de maio, no turno matutino, serão realizadas ações nos bairros de Valéria, São Caetano e Fazenda Grande, como a distribuição de panfletos educativos e realização de encontros abordando o tema.

A Área Técnica de Saúde Mental do Distrito Sanitário da Liberdade (DSL), em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto de Saúde Coletiva (UFBA), também estarão realizando um conjunto de atividades em comemoração ao 18 de Maio, criando possibilidades de reflexão e mobilização dos diversos agentes sociais acerca do tema, tendo com instrumento a arte e a cultura. Esta iniciativa, enquanto uma ação sócio político cultural, busca a construção de espaços de alegria, festividade, integração, inclusão social e também de reflexão sobre o lugar que a “loucura” ocupa em nossa comunidade.

Cronograma de atividades:

Atividade esportiva Mexa-se e Divirta-se

17 de maio no Centro Social Urbano da Liberdade (Manhã).

II Fórum de Saúde Mental “A Desmanicomialização da Liberdade”

17 de maio no Auditório do Otávio Mangabeira (14h).

Inscrições a partir das 13 horas no local.

II Ato em Defesa da Luta Antimanicomial

18 de maio no Largo da Soledade (14h).

O CAPS AD Pernambués, Distrito Sanitário Cabula/Beirú, também programou diversas atividades culturais, informativas e esportivas para os usuários, familiares, técnicos e comunidade em geral.

Banco na Praça – 17 de Maio

Local: Praça de Pernambués

Horário: 9 às 12 horas

Realização de atividades culturais, artísticas (Tenda das Artes), lúdicas, informativas (Oficina de Prevenção DST/AIDS) e corporais para usuários e comunidade, além da apresentação do Grupo de Capoeira de Pernambués.

Torneio de FUTSAL INTERCAPS – 19 de Maio

Local: Centro Social Urbano de Pernambués

Encontro esportivo entre os CAPS da cidade de Salvador e Região Metropolitana

Já o CAPS II Adilson Sampaio programou um encontro envolvendo todos os serviços do Distrito Sanitário e intersetorialidade,  com o objetivo de esclarecer, debater e articular cuidados sobre a Saúde Mental no Distrito Sanitário Itapagipe, no dia 31 de maio, das 13 às 17 horas. O tema do encontro é: Construindo redes, empoderando sujeitos que fazem a história acontecer.