O grupo de trabalho de combate ao tabagismo da Vigilância Epidemiológica de Salvador realiza no dia 18 de novembro, o Programa Salvador Saudável. O evento acontece na Praça da Piedade, de 8h às 12h, e contará com ações educativas de promoção a saúde voltado a fumantes e ex-fumantes.

Alguns procedimentos serão realizados como exames de espirometria (mede a capacidade pulmonar e é indicado para indivíduos a partir de 40 anos),teste de P.A e aulão de atividade física para a comunidade local, lembrando o Dia Mundial de Controle da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, obtidos através da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), realizada em todas as capitais brasileiras, Salvador apresentou um percentual de 11,5% fumantes no ano de 2007 e 10% em 2008, entre a população acima de 18 anos. O estudo demonstrou ainda que as mulheres fumam menos que os homens, apresentando no ano de 2008 um percentual de 4,5% a menos do que os homens.

As primeiras causas de óbito em Salvador, assim como todo o país, concentram-se nas doenças relacionadas ou agravadas pelo tabagismo, dentre elas as neoplasias, doenças do aparelho respiratório e doenças do aparelho circulatório. Estudos revelam que mais de 80% dos tipos de cânceres de pulmão estão relacionados com o tabaco. Em Salvador, dentre os tipos de cânceres, o de pulmão é o que mais mata, representando em torno de 17% dos óbitos por neoplasias e uma taxa de mortalidade de 8 por 100.000 habitantes.

As pessoas que desejam parar de fumar podem contar em Salvador com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT) da SMS. Ele integra a rede de atenção básica, com unidades credenciadas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e profissionais capacitados em todos os Distritos Sanitários.  Atualmente, as unidades que desenvolvem as ações do programa são: USF Candeal e o 14º Centro de Saúde Mário Andréa, em Brotas, USB São Francisco, no Tororó, 13ª Centro de Saúde Prof. Eduardo B. Mamed, em Mussurunga, e o C.S. Dr. Edgard Pires da Veiga, em Pau da Lima.