A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu um encontro, voltado para os gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para discutir o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). O evento foi realizado na última sexta-feira (19), no Hotel Quality, no Stiep, e contou com uma apresentação das Matriarcas do Samba do quilombo Alto do Tororó.

A iniciativa teve como ideia principal conscientizar os gestores sobre a importância do setor público na identificação, prevenção e enfrentamento do racismo institucional. Nas apresentações, foram ressaltadas as questões de saúde que causam morbimortalidade na comunidade negra, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, coronariopatias e insuficiência renal crônica, e como o racismo pode contribuir para agravar o problema.

Presente na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, salientou a necessidade de programas como o PCRI. “A saúde da população negra tem que ser bem pensada e estruturada. Para isso é preciso investimento financeiro, tempo e vontade de reconhecer, escutar e resolver esses problemas”, disse.

A titular da Semur, Ivete Sacramento, deu orientações aos gestores sobre o combate ao racismo. “É sobre você prestar atenção e cuidado com quem está ao seu lado. Senão, todo esse esforço que essa gestão faz, todo esse cuidado que a gente tem com a população pode ser em vão”.

O gerente de Atenção Primária de Saúde da SMS, Leandro Luz, ressaltou que é necessário combater o racismo no dia a dia. “A partir de projetos como esse, como o PCRI, a gente consegue amenizar esses impactos e reduzir as inequidades na saúde”, declarou.