Manejo clínico para redução da mortalidade por dengue e outros agravos. Esse foi o tema abordado na capacitação promovida pelo Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho entre os dias 16 e 23 deste mês.

Ministrada pelo médico da Câmara Técnica de Infectologia da Secretaria Municipal da Saúde, Augusto Aníbal, o curso capacitou 30 médicos e enfermeiros das unidades básicas e de saúde da família pertencentes ao distrito.

Os profissionais que participaram da atividade tiveram um direcionamento mais preciso em relação a suspeita e diagnóstico clínico da dengue, solicitação dos exames complementares indicados, além de conduzir adequadamente o tratamento do paciente com a doença.

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em maio, apontou que os bairros da região obtiveram Índices de Infestação Predial entre 1,4% e 5,8%, percentuais considerados de médio e alto risco, respectivamente, para ocorrência de uma epidemia da doença.