Médicos passam a integrar as equipes de saúde da família em todo o município

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) recepcionou e acolheu nesta terça-feira (5), os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do município, junto às equipes de saúde da família, através do programa ‘Mais Médicos Para o Brasil’. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário UniRuy – Wyden das 9h às 17h.

Durante o acolhimento, os médicos puderam entender um pouco mais sobre os processos e desafios enfrentados pela secretaria, a organização da rede de atenção à saúde do município de Salvador e as atribuições do profissional médico no contexto da APS, além de ressaltar o quão importante é a chegada desses profissionais nas unidades básicas para ampliar a promoção de diversos cuidados e bem-estar à população soteropolitana.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, recebeu os médicos e enfatizou a importância de um serviço humanizado para a comunidade. “Vocês vêm para somar no nosso time, com mais profissionais engajados e comprometidos com a promoção da saúde para a população mais necessitada. Precisamos garantir a universalidade do SUS, com um acompanhamento que sempre começa nas unidades básicas. O olho no olho, a escuta sensível pode melhorar, mudar e até salvar vidas, é assim que vamos enfrentar todos os desafios.”

“A Atenção Primária tem um potencial enorme e por isso estamos buscando cada vez mais aprimorar a nossa rede, para que possamos ter um sistema que flua bem, onde as pessoas consigam atendimento e orientações adequadas dentro da localidade onde vivem, desta forma vamos conseguir atingir muito mais gente e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o Diretor de Atenção Primária à Saúde, Augusto Vidreira.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas para o fortalecimento da APS na capital soteropolitana. A APS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os Distritos Sanitários e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Atuando na Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Brasília há um mês, a médica Mariane Castro conta como tem sido sua experiência “O Mais Médicos nos dá a oportunidade de construir algo mais sólido, estreitar a relação com a comunidade, numa área que é tão importante e decisiva para que os outros setores funcionem, que é a APS. É um trabalho que eu faço com muita dedicação e carinho.”