Acontece nesta terça-feira (10), o I Encontro de Formação e Discussão sobre Doença Falciforme com profissionais de saúde e agentes comunitários do 9º Centro Professor Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina.

O evento é promovido pelo Programa de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme (PAPDF) do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho, com o objetivo de discutir as nuances da doença e planejar as próximas ações do programa.

Para preparar os profissionais para esta ação, foi realizada no dia 05 de julho, uma Oficina de Capacitação e Atualização em Doença Falciforme que os instruiu a orientar pessoas diagnosticadas com a doença sobre o tratamento e assistência prestada na rede básica. 

Esta série de atividade na área visa à formação adequada e competente para o acolhimento, atendimento qualitativo e promoção da saúde aos usuários da rede.

A doença – A anemia falciforme é uma doença hematológica (do sangue) hereditária, mais comum na população negra, e que causa a destruição crônica das células vermelhas do sangue, intensas dores, susceptibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, até a morte precoce. 

É considerada a doença genética mais freqüente no Brasil, tendo uma grande incidência em Salvador por possuir maior parte de sua população negra. Na cidade, uma a cada 650 crianças nasce com a doença. O diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e a ênfase na atenção primária são os fatores que contribuem para a redução dos casos de anemia falciforme. 
 
A população de Salvador conta atualmente com 11 centros de referência para tratamento da doença:


– 15º Centro de Saúde Eduardo Araújo (Vale das Pedrinhas)
– 14º Centro de Saúde Mário Andréa (Sete Portas)
– 6º Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)
– Centro de Saúde Nelson Piauí Dourado (Águas Claras)
– Centro de Saúde Carlos Gomes
– Centro de Saúde Ministro Alckimin (Massaranduba)
– Centro de Saúde Marechal Rondon
– 7º Centro de Saúde Prof. José Mariane (Itapuã)
– 3º Centro de Saúde Prof. Bezerra Lopes (Liberdade)
– Centro de Saúde Sete de Abril
– Centro de Saúde Cecy Andrade (1ª etapa de Castelo Branco)