usf_terreiro_piolhoCom o objetivo de combater e prevenir a pediculose da cabeça, doença parasitária causada pelo piolho, profissionais da Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus, da Secretaria Municipal da Saúde,  participaram nesta quarta-feira (03), de uma ação especial para a remoção dos parasitas de moradores em situação de rua. A pediculose é transmitida pelo contato direto interpessoal ou pelo uso de objetos como bonés, gorros, escovas de cabelo ou pentes de pessoas contaminadas.

Durante a atividade, que aconteceu na Praça das Mãos no bairro do comércio, foram contemplados também moradores do Prédio Pilar onde reside famílias que foram remanejadas de encostas pela prefeitura e vendedores informais que atuam na região do Comércio. A iniciativa beneficiou cerca de 30 pessoas entre crianças, idosos, homens e mulheres que receberam orientações sobre os cuidados com a higienização para evitar a infestação do parasita, além de terem as cabeças higienizadas pelos profissionais envolvidos e remoção dos piolhos.

O principal ganho para essas pessoas consiste na elevação da autoestima, bem como no conforto proporcionado pela assepsia, já que a principal  característica é  a coceira na cabeça, o que causa muito  desconforto.  Além disso, a iniciativa aproxima esse público dos serviços de saúde haja vista que muitos são orientados a utilizarem os programas de saúde ofertados nas unidades médicas da região.

A ação foi proposta pelo Grupo de Ações Integradas de Saúde e aconteceu  em parceria  com o Ponto da Cidadania, Consultório de rua/ Capitães de Areia, Caps  Ad Gregório de Matos, e  do Centro de Convivência Irmã Dulce.