Fabrica_Picole

Nesta terça-feira, 29 de novembro, a Vigilância Sanitária promoverá um encontro com produtores de sorvetes e picolés para adequá-los às normas higiênico-sanitárias. Todo o segmento produtor, mesmo aqueles que produzem em pequena quantidade, deverá comparecer ao chamamento.

Desde 2009, a VISA vem realizando o monitoramento dos alimentos prontos para consumo com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos e identificar segmentos que necessitariam de intervenção, e dentre os itens avaliados, destacaram-se os gelados comestíveis.

O segmento apresentou uma série de deficiência na produção, como desvio de qualidade, implantação deficiente ou inexistente de boas práticas de manipulação, ausência de embalagem ou rotulagem, falta de controle da qualidade da água, ausência de responsável técnico e deficiências estruturais, o que comprometia a manipulação, gerando riscos de contaminação aos consumidores. Por isso, foram estabelecidos critérios técnicos de produção que passaram ser obrigatórios.

A Vigilância Sanitária e seus parceiros estão dispostos a colaborar de forma efetiva para esta evolução no segmento beneficiando a todos, principalmente ao produtor que tornará o seu negócio mais rentável com a ampla divulgação da qualidade de seu produto, além do consumidor, que terá mais segurança na sua saúde.

Local: Auditório do Complexo Municipal de Vigilância à Saúde (Vasco da Gama)
Data: 29 de novembro de 2011.
Horário: 14 horas.