mutirao_altodoperuA Secretaria Municipal da Saúde continua trabalhando para reduzir o índice de infestação do mosquito da dengue em Salvador, que está em 2,9%, segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti realizado entre os dias 04 e 08 de janeiro.

 

Por isso inicia amanhã o primeiro mutirão de limpeza do ano para eliminação de objetos que permitem a concentração de água, e consequentemente, a proliferação do mosquito causador da doença. Agentes de combate às endemias percorrerão ruas dos bairros do Calabetão e Santo Inácio, situados no Distrito Sanitário Cabula/Beirú. Os trabalhos de conscientização e inspeção de imóveis são grandes aliados no combate à dengue, uma vez que os criadouros preferenciais continuam sendo os tanques e tonéis, seguidos por vasos e pratos de plantas e materiais inservíveis. No ano passado foram realizados 46 mutirões em Salvador, com o recolhimento de toneladas de lixo das ruas e a eliminação de focos e criadouros do mosquito em domicílios. No dia 28 serão beneficiados com as ações do Centro de Controle de Zoonoses os bairros de Novo Marotinho e Sete de Abril, e no dia 04 de fevereiro, o bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

No ano passado, foram confirmados mais de 1.500 casos da doença em Salvador. Desse total, 52 eram considerados graves. Cinco pessoas morreram. Quem apresentar sintomas da doença (como dor de cabeça, nos músculos e nos olhos, febre alta, fraqueza, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele) deve procurar atendimento médico.

Data: 26/01/10
Horário: 08 horas
Bairro: Santo Inácio | ponto de encontro: posto de saúde do fim de linha