Mais de 160 pessoas procuraram voluntariamente os dois módulos do ‘Fique Sabendo’ nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande) no primeiro dia de funcionamento do projeto, nesta sexta-feira (17). Ao todo, foram realizados mais de 600 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) como HIV, Sífilis e Hepatites.

Desse total, três diagnóstico foram positivos para HIV, 26 reagentes de sífilis e 4 para Hepatite B e C. Entre os detectados para Sífilis, apenas nove aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina, a medicação é exclusiva para esse perfil de paciente; os demais com sorologia positiva são encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.

A secretária municipal da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, ressaltou que os profissionais estão empenhados em realizar o acolhimento dos pacientes positivados e “afim de acolher e orientar da melhor forma possível. Aliada a estrutura do carnaval temos na nossa rede os Serviços de Atendimento Especializados, locais preparados para oferecer o tratamento necessário ao paciente diagnosticado”, pontuou a gestora.

A médica infectologista, Adielma Nizarala explica que é importante acabar com a cadeia de transmissão da doença, especialmente da Sífilis, que segue liderando historicamente o número de pessoas acometidas com alguma infecção. “É fundamental que após a detecção da infecção, o reagente aceite a medicação, que não impedirá de ter uma vida normal, inclusive, durante a folia. Será uma proteção individual e coletiva, em respeito ao próximo parceiro (a), aliado a isso, o uso do preservativo, distribuído gratuitamente nos nossos módulos deve ser indispensável”.

Quanto à predominância de gênero nos ‘Fique Sabendo’, os homens lideraram com 112 pessoas do sexo masculino que realizaram o teste, enquanto 50 mulheres buscaram o módulo. “Os homens estão quebrando o estigma de que geralmente estão mais afastados dos cuidados com a saúde, sobretudo os atendimentos preventivos e de diagnóstico. Esse ano os homens estão liderando a busca pelos exames, o que é muito positivo”, explicou Olivete Borba, coordenadora do Laboratório Central do município.

Os baianos e turistas que curtem o Carnaval de Salvador podem encontrar os módulos do ‘Fique Sabendo’ das 09h às 21h no Largo da Piedade, Circuito Osmar, e de 10h às 22h na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô. No local, além dos testes, é possível encontrar também preservativos e lubrificantes em gel.