UPA Digital visa ampliar a oferta de serviços em saúde, desafogar as demandas de urgência e emergência, beneficiando cerca de 3 milhões de soteropolitanos
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca empresas especializadas em serviços de medicina digital para implementação da primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA – Digital da Bahia. A abertura do processo de cotação de preços foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Município (DOM), com vistas à implantação, execução e gestão de serviços médicos e de pronto atendimento em plataforma virtual DE saúde.
O serviço será ofertado através de aplicativo e/ou plataforma digital online, a exemplo de desktop, notebooks, tablet ou smartphone, através dos sistemas iOS e/ou Android, utilizando portal ou app da prefeitura. Com funcionamento 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana, na Rede Municipal de Saúde / SMS. A implantação dessa estratégia visa melhorias possíveis através de um programa integrado e multiprofissional de telessaúde, que irá beneficiar aproximadamente 3 milhões de pessoas em toda a região do Município de Salvador, respeitando as diferenças culturais e regionais, além de fortalecer o SUS, economizando recursos, sem perder a qualidade e assertividade de suas ações.
De acordo com Leo Prates, secretário da SMS, “a Prefeitura de  Salvador vem de forma sistemática expandindo e fortalecendo a Rede Municipal de Saúde, realizando um conjunto de ações de saúde no âmbito individual, familiar e coletivo que abrangem desde a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, e dá mais um passo rumo a ampliação dos serviços ofertados para os soteropolitanos, investindo forte em tecnologia e pessoas, para desafogar as demandas de urgências emergências com uma estratégia pioneira na Bahia”.
UPA Digital
Atualmente os usuários do Sistema Único de Saúde do Município necessitam se deslocar até as unidades da rede assistencial para atendimento médico. Ocorre que por muitas vezes os usuários se deslocam para unidades cujo atendimento não são pertinentes ao caso, principalmente no que tange às UPAs, chegando por vezes com sintomas leves ou moderados, que podem facilmente serem atendidos de forma digital, reduzindo a sobrecarga e fazendo com que os recursos físicos nestas unidades estejam focados para os casos graves, tornando tais atendimentos mais eficientes.
Essa modalidade também pode oferecer, através dos profissionais da saúde, atendimento com um alcance maior de pacientes e de bairros distantes através da plataforma de telemedicina que mostra ser um instrumento facilitador da gestão das políticas públicas em saúde e de assistência médica individual e coletiva à população. Será realizada, inclusive, integração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU e central de regulação para gerenciamento dos pedidos de transporte de pacientes que entraram na consulta de urgência com caso grave, necessitam de atendimento presencial e estão impossibilitados de se deslocaram para uma Unidade Básica de Saúde- UBS, bem como integração com UPA/UBS para disponibilização de receitas emitidas para os pacientes através de consulta online.
Para mais informações, as empresas interessadas podem consultar o Setor de Suprimentos – SESUP, através do telefone: (71) 3202-1146, e-mail: sesup.sms5@gmail.com.