Apta para receber a dose de reforço há 15 dias, a enfermeira Manuela Ávila, 31 anos, aproveitou o desembarque após uma viagem de trabalho para receber a terceira dose de reforço contra Covid-19 durante a ‘Super Vacinação’, no Aeroporto de Salvador.

“Vi nas redes sociais que haveria a vacinação no Aeroporto e aproveitei para tomar a terceira dose que estava atrasada. Tenho uma rotina intensa de viagem e essa foi um boa oportunidade para colocar a imunização em dia”, explicou a enfermeira.

O ponto volante de imunização instalado no local tem como objetivo ampliar o acesso às doses do imunizante entre os viajantes na capital baiana.

Durante a mobilização, também estão sendo realizados os testes rápidos para detecção do novo coronavírus para as pessoas que desembarquem no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

O laudo com o resultado é disponibilizado em até 30 minutos presencialmente ou através do site pms.lisnet.com.br. Em caso positivo, o passageiro assintomático ou com sintomas leves irá receber fará uma nova testagem e as instruções para isolamento domiciliar.

A exceção da estratégia fica para os indivíduos que estiverem em trânsito, tanto em zona internacional quanto em zona nacional.

A estratégia é uma ação conjunta das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde com o apoio da Anvisa e a administração do Aeroporto de Salvador.

“Montamos uma megaestrutura tanto para testagem quanto para imunização dos viajantes, trabalhadores e pessoas que estão transitando no Aeroporto de Salvador. Trata-se de mais um importante esforço da gestão municipal, conjuntamente com a Sesab, para o enfrentamento ao vírus na cidade.

O ponto estará disponível até às 18h e o público habilitado para 1ª dose são pessoas com 18 anos ou mais; adolescentes com 12 anos ou mais; adolescente com comorbidades, gestantes e puérperas com idade entre 12 e 17 anos; 2ª dose da Coronavac com aprazamento até 04/12/2021 e da Oxford e Pfizer aprazados ate 03/01/2022; 3ª dose para imunossuprimidos com segunda dose até 06/11 /2021 e pessoas com 18 anos ou mais e segunda dose até 06/07/2021.