dengueA Prefeitura de Salvador continua intensificando as ações para combater os criadouros do Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e febre chikungunya, nos 12 Distritos Sanitários da capital. Nesta quarta (21), quinta (22) e sexta (23) o mutirão de limpeza desembarca no bairro de Tubarão, localizado no Subúrbio Ferroviário.

Para o enfrentamento das doenças, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde intensificarão as visitas casa a casa, uma vez que estudos revelam que os depósitos preferenciais dos mosquitos estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d’água. Profissionais da Limpurb também realizarão trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de lixo e materiais que possam se tornar criadouros de larvas, palitação de material reciclável e ingresso em imóveis fechados abandonados. Os moradores poderão ainda colocar entulhos e materiais inservíveis em frentes às casas para recolhimento.

Em novembro passado, o levantamento sobre a situação das doenças em Salvador revelou a redução do Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,8% para 1,4%, menor indicador registrado na capital nos últimos 10 anos. O resultado do estudo é atribuído a uma série de intervenções, mobilizações e conscientização junto à população através de campanhas e ações educativas, bem como a intensificação das atividades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) casa à casa, da abertura de imóveis abandonados e dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários através da articulação de diferentes órgãos da Prefeitura como Saúde, Sucop e Limburp. O estudo apontou ainda que pela primeira vez na história Salvador conta com quatro distritos sanitários com índice de infestação igual ou menor a 1,0%, indicador recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que significa dizer que as localidades não correm risco de uma epidemia da doença. No total, 66 bairros apresentaram índices satisfatórios na capital.

Apesar da redução da infestação, Salvador ainda está em estado de alerta para a ocorrência de uma eventual epidemia da dengue. Por isso o papel de todos – poder público e população – é de extrema importância para o combate à doença. Todo tipo de recipiente que acumule água, se não tiver mais utilidade, deve ser eliminado. Já aqueles como caixa d’água, tanques e tonéis, devem ser devidamente cobertos. além de lavados com água e sabão rotineiramente para eliminação de possíveis ovos depositados nas paredes.