Para garantir visibilidade no mês da luta antimanicomial, dentre outras ações, a Secretaria Municipal da Saúde promove a 1º Feira de Saúde Mental no bairro de Nazaré nesta quarta-feira (15), das 09h às 15h30. A mobilização será capitaneada pelo CAPS II Antônio Roberto Pelegrino, e celebra quase duas décadas da implementação da reforma psiquiátrica e a revolução da assistência aos cidadãos.

Durante a estratégia será realizada uma exposição com todo o material produzido por pacientes durante o tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A população irá contar com serviços como, triagem e encaminhamento para os CAPS, consultas odontológicas, aferição de pressão arterial, medição da taxa de glicemia e testes rápidos para a detecção das DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como o HIV e a sífilis.

Na oportunidade, serão ofertados serviços de cidadania como orientações e encaminhamentos de processos pela Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Público do Estado e Ministério Público (MP-BA). Os interessados deverão levar toda a documentação referente às demandas judiciais. Para os demais serviços é necessário apresentar o cartão SUS e documento oficial de identificação com foto. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada.

“Ações como essas jogam luz em assuntos estigmatizados pela sociedade. Hoje os transtornos mentais são um problema sério de saúde pública. Por isso é fundamental atuarmos na visibilidade para aumentar o alcance de informação no cuidado, promoção de saúde e redução de preconceitos”, enfatizou Allann Carneiro, coordenador das Redes de Atenção à Saúde Psicossocial.

No próximo sábado (18), vai ser realizada a XII Parada do Orgulho Louco com uma caminhada do Cristo ao Farol da Barra, às 08h. Este evento é organizado por usuários dos CAPS, familiares, profissionais, estudantes da saúde, universidade e coletivos organizados.

Folder depressão

Folder depressão

Folder suicídio

Folder suicídio