No sentido de conter o avanço da pandemia e proteger a vida dos soteropolitanos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está atuando cada vez mais forte em bairros com maiores incidências de infecção pela Covid-19, a exemplo da Boca do Rio, Brotas, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã, Pernambués e Pituba, localidades onde, a cada mês, são realizados cerca de 30 mil testes rápidos para detecção do vírus, e mais de 10 mil doações de máscaras.

Um média de 150 pessoas passam pela triagem diariamente, e têm as temperaturas verificadas por seis equipes, compostas por oito multiprofissionais, que atuam em laboratórios, cadastramento de pessoas, informática, triagem e coordenação. Um total de quase mil testes diários são possibilitados para as pessoas que apresentam circunstâncias a partir de 37. 8°, e sintomas como dor de cabeça, alteração paladar/olfato, tosse produtiva, coriza, espirro, dor no corpo, pigarro, dor de ouvido, tosse seca, diarreia, e dor de garganta.

Os pontos de atuação estão localizados em bairros com maiores incidências de casos: final de linha da Boca do Rio; final de linha de Brotas; Escola Municipal Fazenda Grande – final de linha da Fazenda Grande do Retiro; Prefeitura-bairro de Itapuã; Escola Municipal Hildete Bahia, em Pernambués; e na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. Um dos principais objetivos das ações iniciadas em abril de 2020 é retirar o máximo de pessoas positivadas das ruas para evitar novas contaminações.

Segundo Sérgio Medrado, coordenador das ações, em locais com a população de menor poder aquisitivo, a procura por máscaras e testes têm sido intensas. “São lugares onde as pessoas não têm condições de adquirir este importante instrumento de proteção, as doações de máscaras foi uma das primeiras iniciativas da Prefeitura, assim como a realização destes testes, que têm colaborado significativamente neste combate, que envolve e une vários Órgãos da Prefeitura em um só objetivo: salvar vidas”, afirma.

O processo de higienização das ruas realizado pela Limpurb, é outro ponto forte do conjunto de ações coordenadas, “pois muitas pessoas que têm possibilidades de estarem com Covid-19, acabam transitando nessas localidades, a desinfecção nesse sentido é de fundamental importância antes e depois das testagens”, justifica o profissional da SMS.

De acordo com o Secretário Municipal das Saúde, Leo Prates, “os testes rápidos, e as doações de máscaras, têm sido um importante equipamento para nos auxiliar na avaliação da circulação viral na cidade. Salvador foi uma das capitais brasileiras que saíram na frente com o uso em massa desse tipo de exame e, graças às medidas acertadas que tomamos, estamos conseguindo identificar e encaminhar de imediato ao isolamento essas pessoas infectadas. Assim, combatemos a disseminação do vírus e salvamos mais vidas”.