abertura_semaeEm comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta segunda-feira (1º) a abertura oficial da Semana de Incentivo ao Diagnóstico Precoce do HIV, no Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), localizado no bairro da Liberdade.

Durante toda a semana, serão intensificadas nas 96 unidades básicas de saúde da cidade que fazem parte do programa Fique Sabendo, a oferta de testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites, além de palestras, atividades educativas e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Este ano, visando sensibilizar a população jovem – grupo prioritário de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos -, a mobilização visitará bibliotecas públicas do município, quando serão montadas estruturas para realização de testes rápidos e espaços para tirar dúvidas dos adolescentes acerca de assuntos ligados à sexualidade. Nesta terça-feira (02), a partir das 9h, o projeto irá desembarcar na Biblioteca Central dos Barris. Já na quarta-feira (03), o programa seguirá na Biblioteca Anísio Teixeira, no Pelourinho, e na quinta-feira (04) será a vez dos alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo, no Costa Azul, participarem do programa.

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Somente este ano, foram notificados 607 novos casos da doença na capital baiana.