Em média, cerca de 2 mil novos casos são notificados a cada ano

Tosse persistente por mais de três semanas. Esse é um dos principais sintomas que apontam para tuberculose, doença que mata cerca de 4.600 pessoas por ano no Brasil.  Salvador é a 4° capital em número de casos de patologia do país, com uma média de  2 mil novos casos notificados a cada ano.

Visando alertar a população soteropolitana sobre a importância da realização do exame para detecção precoce do agravo, a Secretaria Municipal da Saúde promove durante essa semana uma série de atividades nos postos da rede em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença, lembrado em 24 de março.

“Realizaremos a busca ativa de sintomáticos respiratórios nas comunidades, além de ações educativas nas unidades básicas afim de o maior número de pacientes acometidos pela patologia e encaminhá-los de imediato para iniciar o tratamento”, explicou Sandra Pereira, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose.

A atual gestão estruturou todas as unidades básicas para o acompanhamento integral dos pacientes acometidos pela patologia. Nesses postos, os infectados são assistidos por uma equipe multidisciplinar num tratamento que dura em média seis meses de forma totalmente gratuita.