A Programação do Novembro Negro segue intensa na capital baiana nestas quarta-feira (17), quinta (18), e sexta (19), com a promoção de Atividades Educativas e Feira de Saúde. Para isso, o Campo Temático da Saúde da População Negra, da Coordenação da Atenção Especializada da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou uma série de ações que visam projetar luz para a discussão racial relacionada à pandemia do Covid-19 nos estratos sociais que apresentam maiores vulnerabilidades, ou seja, população de rua, pessoas privadas de liberdade e população quilombola.

Quarta-feira (17), das 14 às 17h, ocorrerá em formato virtual a Conferência de Durban e Políticas Públicas Para População Negra na Cidade de Salvador, com a participação de Sílvia Augusto, coordenadora da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (ASPERS) da SMS, e da Drª Ivete Sacramento – Secretária da Reparação.

Na quinta (18), entre 08h30 e 12h, será realizado um Webinário com o tema “Saúde da População Negra e Interseccionalidades: Desafios (Pós) Pandemia – o que fazer daqui para a frente? ”. Duas mesas irão debater Saúde e Educação – experiências exitosas e perspectivas futuras; e Assistência Social e Justiça- possibilidades de enfrentamento, com as presenças de profissionais especializados da SMS e da Secretaria Municipal da Reparação, além da Drª Luciene Nascimento – Vice-Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/Barra Mansa (RJ). Já na sexta-feira (19), uma Feira no território do Distrito Sanitário de Itapagipe, em prol da População Negra, promete movimentar a Praça da Igreja de Senhor do Bonfim, das 8h às 12h, ofertando diversos serviços e orientações direcionadas da Campanha Novembro Negro.

Flora Oliveira – Coordenadora da Atenção Especializada à Saúde da SMS, considera, “as participações nas atividades são fundamentais e de grande contribuição com o objetivo de inclusão de ações e estratégias de intervenção e melhorias das condições de saúde da População Negra, por isso construímos uma programação estratégica, com acesso democrático, para que todos (as) possam contribuir, participem!”, convida.

As atividades são abertas a toda população soteropolitana, e acontecem na modalidade virtual, através da plataforma do Zoom, digitando o acesso ID: 890 49 01 1996 e Senha: 263854, ou via QR CODE dos materiais de divulgação.