albinos_recebem_protetor_solarProduto é disponibilizado durante todo o ano e é necessário fazer cadastro na Saúde para receber o benefício

Para garantir melhor qualidade de vida à população com albinismo, principalmente em uma cidade como Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribui protetor solar fator 60. O benefício é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, 270 (próximo ao Clube de Engenharia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para ter acesso ao protetor solar, a pessoa com albinismo deve fazer o cadastro na sede da SMS, na Rua da Grécia, 3, Comércio. É necessário apresentar original e cópia do relatório médico, receita, identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS. O produto é disponibilizado durante todo o ano, no quantitativo mensal de oito protetores para adultos e quatro para crianças.

De acordo com o subcoordenador de Assistência Farmacêutica da SMS, Bruno Veriato, cerca de 840 pacientes estão cadastrados para receber o protetor. Um deles é Ademias de Macedo, de 56 anos. “O protetor é muito caro e eu só podia comprar a cada três meses, o que não era o suficiente. Então, não podia sair de casa porque ficava todo empolado rapidinho”.

O albinismo é um distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos. Os portadores de albinismo enfrentam o risco de desenvolver câncer de pele e cegueira, por conta da exposição solar direta ou indireta. É recomendado aos albinos o uso de óculos escuros, chapéu, sombrinha e protetor solar constantemente, além de fazer visitas periódicas ao oftalmologista e dermatologista.