Abertura oficial acontece na APAE da Pituba e Clube de Periper

A Prefeitura de Salvador monta uma mega estrutura para garantir a oferta da vacina contra covid-19 na capital baiana nesse sábado (15). A ação marca o início da imunização infantil na cidade. A abertura oficial da estratégia ‘Dia da Criança é Dia de Vacina’ acontece às 08 horas, no APAE, na Pituba, quando a primeira criança receberá a vacina na capital.

A solenidade terá a presença do secretário municipal da Saúde, Leo Prates, e o subsecretário da pasta, Decio Martins.

No total, oito pontos fixos de imunização realizarão a aplicação da dose para as crianças com 11 anos de idade. Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente (motora, auditiva, visual e intelectual) também serão contempladas pela estratégia. Três pontos funcionarão exclusivamente para atendimento dos pequenos com deficiência.

A maioria dos postos terá espaços de animação com brincadeira e entretenimento para o público infantil. A vacinação seguirá até as 16 horas.

Vacinação de pessoas com 12 anos ou mais

Os pontos de imunização espalhados por toda a cidade darão continuidade neste sábado (15) à vacinação contra a Covid-19, das 08 às 16 horas. A estratégia acontece com a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose apenas para as pessoas que estiverem com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde disponível no site: saúde.salvador.ba.gov.br.

A 1ª dose será ofertada para adolescentes e adultos com idade igual ou superior a 12 anos; adolescentes com comorbidades; gestantes e puéperas com 12 anos ou mais com nome na lista disponível no site da SMS.

Poderão tomar a 2ª dose os indivíduos com nome na lista enquadrados nos seguintes aprazamentos: PFIZER e OXFORD até o dia 10/02/2022, e CORONAVAC até 14/01/2022. A 2ª dose da Janssen (dose de reforço) será apenas para aquelas pessoas com nome na lista e que tomaram a primeira dose/dose única da Janssen até a o dia 14/11/2021.

A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 15/12/2021 e para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 16/09/2021. Todos devem estar, obrigatoriamente, com o nome na lista da SMS.

A 3ª dose para Gestantes e Puérperas será ofertada para quem está com nome na lista e tomou a segunda dose até 16/08/2021, ou seja, a partir de 5 meses do recebimento da segunda dose de acordo com nova orientação do Ministério da Saúde (NT 65/2021).

Os serviços do Vacina Express e Hora Marcada estarão funcionando normalmente para quem fez o agendamento prévio.