A Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou ações de inspeção e controle de infestação de roedores em cinco distritos sanitários de Salvador: Subúrbio Ferroviário (Paripe, Coutos, Periperi, Plataforma e Lobato), Pau da Lima (Canabrava e São Marcos), Cabula-Beiru (Sussuarana e Mata Escura), São Caetano-Valéria (São Caetano e Pirajá) e Itapagipe (Uruguai). A ação é coordenada pelo Setor de Vigilância e Controle das Zoonoses transmitidas por animais Sinantrópicos (Sevas), Os bairros foram escolhidos por terem um histórico de casos confirmados para a leptospirose.

“Nestes locais fazemos a inspeção e desratização, quando necessário, para reduzir a infestação de roedores e consequentemente diminuir os riscos de transmissão da zoonose para os munícipes. Além disso, realizamos inspeções e intervenções químicas em praças, orla marítima, entorno de córregos e canais e antes do período chuvoso, trabalhamos nas ruas que tem histórico de alagamento”, explicou a chefe do Sevas, Cris Yuki.

Caso precise de orientação ou ação direta contra infestações desses animais, o cidadão pode entrar em contato gratuitamente, através do Fala Salvador 156. “Além do trabalho de combate aos ratos, o Sevas atua no controle da esquistossomose, além da prevenção e controle de zoonoses transmitidas por pombos e achatina fulica (caramujo africano)”, completou Cris Yuki.

As ações são realizadas para reduzir a infestação de roedores e, consequentemente, diminuir os riscos de transmissão da zoonose para os cidadãos. Durante as atividades, os agentes de endemias orientam os moradores de como evitar a presença de roedores e como se prevenir contra a leptospirose, para que a população saiba identificar os riscos e se protejam.

Para a trabalhadora autônoma Maria das Graças Oliveira, de 58 anos e moradora do Uruguai, a ação da Prefeitura chega em momento oportuno. “É uma ajuda muito valiosa, ainda mais levando em consideração que a cidade está enfrentando um período de chuvas intensas, que acabam atraindo cada vez mais ratos para casas e para a rua”, disse.

Dona de casa, dona Araci Pereira, de 72 anos, convive desde pequena com a presença de ratos quando inicia o período chuvoso. “É uma perturbação quando esses bichos aparecem. Eu compro tanto remédio, mas nada funciona com eles. Então, esse serviço é fundamental para garantir nossa saúde”, afirmou.

Doença e sintomas – Doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, a leptospirose pode ser transmitida ao homem em situações de enchentes e inundações, quando a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama tornando vulnerável qualquer pessoa que tenha contato com substâncias contaminadas, penetrando no corpo através da pele via arranhões ou ferimentos.

Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e principalmente nas panturrilhas. Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia, caracterizada pela coloração amarelada de pele e olhos, sendo necessários cuidados especiais. Para prevenir é preciso evitar o contato com água ou lama de enchentes, bem como evitar que crianças nadem ou brinquem nessas águas.

Além disso, é necessário utilizar botas e luvas de borracha, ou mesmo sacos plásticos amarrados nas mãos e nos pés, para a realização da limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto. O lixo deve ser acondicionado de forma adequada, e colocado na via pública em horários que a limpeza urbana possa recolhê-los, os alimentos devem ser armazenados de forma adequada, assim como frestas e aberturas em portas e paredes devem ser vedadas, evitando assim a presença e infestação de roedores.

Texto Secom