inaugura_usf_palestina“É a realização de um sonho que a comunidade vem pleiteando há 50 anos”. Foi assim que o presidente da Associação dos Moradores da Palestina, Valter Silva, resumiu a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro, na manhã de sexta-feira (29). Galeria de imagens.

“Estamos muito satisfeitos com a sensibilidade da Prefeitura por entender essa necessidade básica, que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui residem”, comemorou. A USF, que começou a ser construída em 2004 e teve os trabalhos interrompidos e retomados no ano passado, na primeira gestão do prefeito João Henrique, vai beneficiar mais de 20 mil pessoas, que terão atendimentos médico e odontológico no próprio bairro. “Era uma reivindicação antiga da comunidade, que agora passa a contar não só com o posto, mas também com sistema de transporte e, brevemente, com uma pracinha e outros benefícios”, afirmou o prefeito, acrescentando que o “que marca a atual gestão é a determinação e a opção de cuidar de quem mais precisa do poder público, que são as pessoas mais humildes”.

Também presente à inauguração, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, destacou a importância da obra e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo municipal. “Estou muito feliz com a parceria com a Prefeitura na inauguração deste posto, porque oferece, além de atendimento, conforto e mais dignidade ao cidadão, o que mostra que a saúde pública do município está sendo tratada com seriedade”. O ministro também fez um pedido especial aos moradores presentes para cuidar do novo equipamento, um patrimônio público.

O secretário municipal da Saúde, José Carlos Brito, informou que a nova USF tem capacidade para duas equipes, sendo que uma – com 19 profissionais – já está trabalhando e nos próximos três meses a outra estará completa. “Temos trabalhado para melhorar a saúde do município, que encontramos muito precária, e aumentar a assistência à comunidade”, afirmou.

Nos 415 m² de área construída da unidade da Palestina estão distribuídos quatro consultórios médicos e dois odontológicos, salas para vacina e curativo, farmácia, uma ampla sala de espera e sanitários adaptados para deficientes físicos, além de um amplo auditório para palestras e educação em saúde.