p_medicamentoA Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou nesta quinta-feira (dia 4) que a Prefeitura trabalha no momento para implantar o Programa Medicamento em Casa, do Ministério da Saúde, que consiste na distribuição de remédios a pacientes hipertensos, diabéticos em controle da doença e aqueles inseridos no Programa de Planejamento Familiar do SUS, cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde.

Hoje são oferecidos 389 tipos de medicamentos aos usuários do SUS em Salvador.

Os principais objetivos do programa são garantir acesso aos medicamentos essenciais, possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades de Saúde, proporcionar o uso racional dos medicamentos e, principalmente, diminuir as taxas de abandono ao tratamento pelo paciente.

Uma das prioridades da atual gestão à frente da Secretaria Municipal da Saúde foi regularizar a Assistência Farmacêutica devido aos inúmeros problemas do setor, sendo o principal deles a falta de medicamento nas unidades de saúde. O primeiro passo dado foi a regularização dos débitos com os fornecedores. Em seguida, foi criado o Sisfarma, o sistema web que interliga todas as farmácias da rede municipal de saúde. Agora a Prefeitura trabalha para implantar o programa Medicamento em Casa.

O Sisfarma foi desenvolvido pelo Núcleo de Gestão da Informação da SMS com o objetivo de controlar o estoque de medicamentos, prevenindo o desabastecimento, além de permitir o controle dos prazos de validade dos medicamentos, como também o fornecimento dos mesmos por paciente.

Em junho de 2008 foi iniciado o processo de informatização dos Centos de Saúde com unidades farmacêuticas. Hoje, todos os 110 estão informatizados, o que gerou uma economia de 40% na distribuição de medicamentos. “Isso porque conseguimos combater também as fraudes que existiam. Ou seja, uma mesma receita não podia ser utilizada mais de uma vez pelo mesmo usuário, além disso, todos os prescritores foram cadastrados, impossibilitando a falsificação de receituários”, lembrou o secretário da Saúde, José Carlos Brito.

Ontem (dia 3), foi feita uma explanação para os agentes de saúde do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho sobre o que é o programa e objetivos. Todos os outros 11 Distritos Sanitários da SMS também receberão orientação para que o Programa Medicamento em Casa seja colocado em prática o quanto antes. A expectativa é atingir a parte mais carente da população.