Untitled-1O Dia Nacional de Combate à Asma é comemorado amanhã, dia 03 de maio. Para marcar a semana, uma série de atividades foram programadas, entre elas uma caminhada que será realizada na sexta-feira, à partir das 08 horas, entre o Centro de Saúde da Carlos Gomes, onde funciona o Programa para o Controle da Asma e da Renite Alérgica (ProAR), até a Praça Municipal. Depois, será realizado um debate sobre o tema no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

Hoje, 1.500 pessoas acometidas por asma ou renite alérgica são tratadas e medicadas regularmente e de forma gratuita pelo ProAR, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Universidade Federal da Bahia desde 2005 no Centro de Saúde Carlos Gomes. Na semana passada, o Secretário Municipal da Saúde, Gilberto José, visitou a unidade para conhecer o serviço e as instalações e elogiou o programa. “Esse é um serviço de excelência e por isso sua qualidade deve ser mantida”, afirmou.

O ProAR funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h como um centro de referência do SUS para casos graves de asma. Os pacientes são encaminhados para triagem ao setor por profissionais da rede pública.

Tratamento

Os pacientes que recebem tratamento adequado têm os sintomas controlados, deixando de ter crises. Isso faz com que não precisem ser atendidos em serviços de emergência ou internados. Entre os pacientes do ProAR, a redução de hospitalizações já chegou a alcançar 90%. Além disso, entre os anos de 2003 e 2006 houve uma redução de 74% nas internações por asma na capital baiana.

O que é asma

A asma é uma doença que se caracteriza por falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse. Tudo isso ocorre como resultado de uma inflamação crônica nos brônquios e conseqüente sensibilidade exagerada. A asma pode ser controlada com medicações e cuidados com o ambiente, mas não se pode garantir uma cura definitiva. Por outro lado, a asma pode levar a asfixia, se não for realizado tratamento adequado. Múltiplos fatores individuais e do ambiente contribuem para o surgimento e o agravamento da asma. Isto tudo varia de acordo com a etnia, com o clima, com o nível sócio-econômico, entre outros fatores, incluindo a exposição a substâncias que provocam alergia. Entretanto, as causa da asma ainda não são totalmente esclarecidas.

O que é Renite alérgica

É uma inflamação no nariz e a causa mais comum da renite aguda é o resfriado comum, enquanto na crônica é a alergia, constituindo a renite alérgica. Tal como a asma, a renite também tem controle com medicações e cuidados preventivos, mas sem cura definitiva.

ProAR

Informações ao público: 3321-8467 / 3013-8460 / 3013-8462.