Após requalificação e ampliação da estrutura, a Unidade de Saúde da Família São José de Baixo foi reaberta nesta sexta-feira (27), para a comunidade do bairro do Lobato e adjacências. Ao todo, 12 mil pessoas serão beneficiadas por mês com a volta do serviço de saúde.

A unidade já iniciou os atendimentos após a reinauguração, no entanto, apenas com a oferta de vacinas de rotina como sarampo, hepatite, tétano, entre outras. Vale salientar que a imunização contra a influenza não ocorre nesta tarde no posto.

A requalificação assegurou mais um consultório para ampliar o acesso a atendimentos clínicos e preventivos. A equipe profissional será composta por 04 equipes de Saúde da Família e 02 de Saúde Bucal, além da equipe administrativa.

“A ampliação desse posto, faz parte primeiro da estratégia do prefeito ACM Neto de fortalecer a atenção primária de
Salvador e acelerar todas as inaugurações da área da saúde para o enfrentamento para o coronavírus, mesmo não sendo referenciadas para tratar do Covid-19. Estamos projetando o suporte para outras enfermidades que possam eventualmente acometer os soteropolitanos, e claro, intensificando a prevenção da saúde integral. Essa unidade começa atendendo com duas equipes, mas a ideia é que até o final do ano o corpo profissional dobre, para 04 grupos”, declarou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

A unidade agora terá capacidade para atender uma média de 460 pessoas por dia através da atuação de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais, além de agentes comunitários, que realizarão visitas domiciliares.

Serviços como confecção do Cartão SUS, dispensação de medicamentos básicos, acompanhamento com Bolsa Família, curativo, coleta de material para exames laboratoriais e curativos estarão disponíveis.