reinaug_cs_engomadeiraInauguração faz parte da programação pelo aniversário de 467 anos de Salvador

Dando início à extensa programação de comemoração pelo aniversário de 467 anos de Salvador, na manhã desta quarta-feira (09) o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, entregou o 123º posto de saúde totalmente requalificado ou construído pela atual administração da capital. Trata-se do Centro de Saúde da Engomadeira, que há 19 anos não passava por nenhuma manutenção em sua estrutura física.

Com a reforma e ampliação, a unidade passa a ter capacidade para atender oito mil pessoas por mês com a oferta de serviços básicos em clínica médica geral, pediatria e ginecologia, além de atendimentos em odontologia, avaliação nutricional, vacinação, dispensação de medicamentos e realização de curativos. Como diferencial, o equipamento servirá ainda como referência na região para as especialidades de cardiologia, dermatologia, ortopedia e oftalmologia.

Durante a solenidade, o secretário destacou os esforços da gestão municipal em manter os avanços na assistência, mesmo com a inconstância nos repasses do governo federal para o município. “Houve um novo contingenciamento no país e o Ministério da Saúde foi o mais afetado com corte de recursos. Porém, num momento tão crítico como esse, o prefeito ACM Neto continua assumindo seu compromisso junto à população de reestruturar a saúde pública de Salvador qualificando e expandindo os serviços, além de manter os pagamentos em dia”, pontuou o gestor.

Com a entrega deste centro de saúde, o Distrito Sanitário Cabula/Beirú, ao qual está inserido, alcança 67% de cobertura de atenção básica. Estão previstas para serem inauguradas ainda na região as unidades dos bairros de Pernambués, Doron, Estrada das Barreias e Calabetão (está última trata-se de construção de uma nova unidade).

O prefeito ACM Neto destacou sua alegria em estar começando as comemorações do aniversário da cidade na Engomadeira. Ele lembrou da situação precária em que encontrou o posto de saúde do bairro quando assumiu a gestão, e a total insatisfação da população. “Não me lembrava de existir em Salvador uma unidade de saúde tão precária. A do Arenoso, que também reformamos, talvez estivesse tão ruim quanto, mas não pior do que essa. Assumi o compromisso de requalificar a assistência da região, refizemos o projeto, licitamos a obra e hoje estamos aqui comemorando. Fiz questão de começar simbolicamente na Engomadeira, porque independente do tamanho da unidade de saúde ou da obra, o que importa é o peso que ela tem para a comunidade”, afirmou.