Prefeitura e Governo do Estado entregam novo posto de saúde na San Martin

Prefeitura e Governo do Estado entregam novo posto de saúde na San Martin

A segunda inauguração esta semana visa fortalecer a atenção primária no combate ao coronavírus

O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto, além dos titulares da pasta estadual e municipal da Saúde, Fábio Villas Boas e Leo Prates, respectivamente, entregaram na manhã desta terça-feira (24), a Unidade de Saúde da Família San Martin III, no bairro do Retiro.

“Esse é um trabalho em conjunto onde o Governo constrói a unidade e a Prefeitura faz o gerenciamento através das equipes de saúde, além de todos os insumos e parte administrativa. A ampliação das unidades básicas reforça todo o trabalho de retaguarda que as duas esferas de Governo vêm fazendo frente ao coronavírus. Afinal de contas é fundamental, nesse momento, que as pessoas tenham nas UBS uma porta de entrada na saúde pública e não as UPAs e hospitais que estão focados, prioritariamente, ao enfrentamento da nova doença”, destacou o prefeito ACM Neto.

O equipamento de saúde é o segundo entregue nesta semana para fortalecer e ampliar a atenção primária no combate ao coronavírus, Covid-19. “Queremos agregar ao máximo de assistência aos pacientes na atenção básica para desafogar os hospitais, além de trabalhar com a prevenção meio a pandemia. Os sintomas são parecidos com a gripe, no entanto, se o paciente for a uma unidade básica poderá ter orientações clínicas sem sobrecarregar as emergências”, pontuou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Mais de 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família em diversas localidades do Distrito Sanitário Liberdade serão beneficiadas com serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, com acolhimento, atendimento médico, enfermagem, odontológico, além de atividades dos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.

A nova unidade conta com três equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal, além de ofertar academia de saúde para intensificar a prática de hábitos saudáveis para a população. Também serão oferecidos serviços de vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas, de exames e dispensação de medicamentos.