A Secretaria Municipal da Saúde também instalará bases descentralizadas do SAMU 192 na sede da UniFTC, da Paralela, e na Faculdade Bahiana, no Cabula

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, renovou o convênio com a Centro Universitário UniFTC e termo aditivo com a Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências para conceder aos estudantes campos de prática em estágio, pesquisa, projeto de extensão e residência médica.

O curso de Residência Médica em Saúde da Família tem característica de pós-graduação, sob a forma de treinamento em serviço. Os médicos residentes inscritos no programa atuam nas unidades básicas da rede municipal soteropolitana, de forma supervisionada.

De acordo com o titular da pasta em Salvador, Leo Prates, o programa de residência médica em Saúde da Família contribui para estreitar o vínculo dos profissionais com as comunidades assistidas.

“A residência faz com que o profissional crie vínculos e apoie a população nos problemas da comunidade, conseguindo identificar a melhor forma de cuidar da saúde. A população vai poder receber um médico mais próximo e preparado, que consiga entender a sua realidade. Esse foi um projeto que implantamos em 2019 e, hoje, renovamos o convênio para permanecer fortalecendo a formação de profissionais para atuação no programa de Saúde da Família”, explicou.

Novas bases do Samu 192

A implantação das bases descentralizadas nos locais contribuirá para redução do tempo/resposta para o atendimento das ocorrências de urgência e emergência na região. “Essas são regiões da cidade com grande movimentação de veículos e a implantação dessas bases servirão como medida estratégica que garantirá mais rapidez nos atendimentos de acidentes e demais ocorrências que demandarem a assistência do SAMU”, afirmou o subsecretário da Saúde, Decio Martins.

Atualmente, Salvador conta com 13 bases descentralizadas do SAMU espalhadas por todas as regiões da cidade.