Em comemoração aos 10 Anos do Programa Vida no Trânsito, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde e Comitê do Programa Vida no Trânsito (PVT), realiza na quarta-feira (20), o V Fórum Vida no Trânsito, das 8h às 17h, no Auditório Dr. Altamirando Santana, na Associação Bahiana de Medicina (ABM), Ondina. Com o tema “Desafios e perspectivas para salvar vidas”, o objetivo do encontro é apresentar e discutir a questão da segurança viária em Salvador com foco nos temas prioritários: acidentes de trânsito com motociclistas profissionais, comunicação, educação e fiscalização da alcoolemia.

O evento contará com a participação do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e integrantes do Comitê do PVT, composto pelas Secretarias de Saúde de Salvador e Bahia, Semob, Transalvador, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Secretaria de Segurança Pública, Departamento de Polícia Técnica, Detran, Seinfra, Escola Politécnica da UFBA, ABRAMET, e BLOOMBERG, como instituição convidada.

O Programa Vida no Trânsito, implantado nas capitais brasileiras pelo Ministério da Saúde, efetiva-se através do trabalho articulado entre as áreas da saúde, segurança pública, educação, mobilidade urbana e órgãos de trânsito, compondo, todos eles, o Comitê Gestor do Programa, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e da Transalvador.  A rede de saúde de Salvador coopera em diversas frentes de atuação:  epidemiologia, serviços pré-hospitalares e hospitalares, reabilitação e, sobretudo, nas ações direcionadas para promoção da adoção de comportamentos e de ambientes seguros e saudáveis.

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância de debates visando a efetivação de políticas públicas que preservem as vidas no trânsito, bem como inibam lesões, sequelas e mortes por acidentes. “A prevenção dos acidentes de trânsito precisa incluir todos – sociedade e instituições públicas de todas as esferas e áreas. É necessário atuar visando intervenções viárias mais seguras, melhor sinalizadas, com ações educativas e de fiscalização sobre os principais fatores de risco, como velocidade, álcool e uso de celular. É importante ampliarmos a visão ‘trânsito’ com a ideia de convivência, respeito, qualidade de vida, saúde mental e cuidado para aqueles em situação de maior vulnerabilidade, como pedestres, ciclistas e motociclistas”, afirmou a gestora.

Inscrição

O evento é destinado aos profissionais do trânsito, da saúde, estudantes e público geral. Os interessados devem acessar o formulário disponível no link: https://transonline.salvador.ba.gov.br/inscricoes/web/index.php/ficha-inscricao/forum-vida-transito, e realizar o seu cadastro.

8h- Credenciamento e Coffee break

8h30min – Cerimônia de abertura – Banda da Guarda Municipal
8h50 – MESA DE ABERTURA – Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Comitê do PVT – Secretaria de Saúde de Salvador, Secretaria de Saúde da Bahia, SEMOB, TRANSALVADOR, PRF, PRE, SSP/DPT, DETRAN, SEINFRA, Escola Politécnica da UFBA, ABRAMET, além da instituição convidada BLOOMBERG e CETRAN

9h30 – PAINEL 1 – Cenário local e nacional de acidentes de trânsito.
Moderador – Dr. Victor Pavarino
1. Dr. Luis Luiz Otávio Maciel Miranda
2. Dra. Márcia São Pedro – Secretaria da Saúde do Estado
3. Psic. Ana Cláudia Urpia – Secretaria da Saúde de Salvador

11h – PAINEL 2 – PAINEL 2 – A fiscalização e os 15 anos da lei seca no Brasil.
Moderador – Ten. Cel. André Borges
1. Agt. Antônio Neri – TRANSALVADOR
2. Ten. Cel. Orlando Rodrigues – DETRAN
3. Insp. Laércio Miranda Braga – PRF
4. Ten PM Anderson Reis do Batalhão Polícia Rodoviária – PRE
5. Dr. Adriano Isabella – ABRAMET

12h – Almoço Livre

13h30 – PAINEL 3 – Desafios da educação e comunicação para o trânsito.
Moderador – Dr. Elísio Melo
1. Prof. ME. Mirian Bastos -TRANSALVADOR