A Secretaria da Saúde de Salvador através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica a luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikugunya na capital. Nesta sexta-feira (06), os agentes de combate às endemias em parceria com colaboradores da LIMPURB realizarão mais uma edição do mutirão de limpeza, dessa vez, no Subúrbio Ferroviário.

Durante a mobilização, das 08h às 14h, os moradores de Mirantes de Periperi e Plataforma deverão colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frente às casas para recolhimento. Profissionais da Limpurb estarão na localidade para o recolhimento de entulhos e demais materiais inservíveis que podem servir de criadouro do Aedes.

“Estamos mantendo as ações de rotina como os mutirões de limpeza nos bairros prioritários, em parceria com a Limpurb. Nessa mobilização, intensificamos as visitas casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros nessas localidades”, explicou Andrea Salvador, coordenadora do CCZ.

Agentes de combate às endemias também intensificarão a visita casa a casa para identificação e eliminação dos criadouros do inseto, bem como, realizarão o trabalho de borrifação de inseticida diminuir a infestação do vetor na fase adulta, reduzindo assim, o risco de transmissão das doenças.

Durante os mutirões realizados entre 21 e 29 de fevereiro, período de apuração de um suposto surto de chikugunya na região de Muribeca foram coletadas 26 toneladas de lixo nas localidades de São Tomé de Paripe.