As mobilizações especiais da Secretaria da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikugunya ganha mais uma edição nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no bairro da Paz e na localidade da Estrada das Barreiras.

Toda semana regiões da capital baiana são escolhidas, a partir do mapeamento do aumento de número de casos das doenças, além do número de demandas através do 156 na Ouvidoria da Prefeitura.

Com dois meses de atividade extraordinária, os agentes de endemia trabalharam em cerca de 10 mil imóveis e inspecionaram mais de 10 mil reservatórios, eliminando e tratando os focos em mais de 7 mil desses depósitos para evitar possível proliferação de mosquitos.

“São mais de 30 bairros visitados nesses dois meses de intensificação. Estamos fechando o cerco contra o mosquito cada vez mais. O trabalho conjunto com a população deve ser o ano inteiro, mas esse período pandêmico as atividades internas foram suspensas, então, é preciso que cada residente aproveite o isolamento e cuide de sua casa. Nós estamos redobrando os atendimentos para garantir mais saúde para a população”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses do CCZ.

A partir das 08 horas desta quinta (20), mais de 700 imóveis estão previsto para serem visitados no bairro da Paz, portanto, os moradores devem colaborar com os agentes, especialmente quando o carro UBV passar pelas ruas. Os residentes devem abrir suas janelas, mas sem deixar de proteger os animais domésticos e alimentos.

Instituições públicas da região como CRAS Bairro da Paz; Base Comunitária da Polícia Militar; Posto de Saúde Orlando Imbassahy também serão contempladas.

Na sexta-feira (21), será a vez da Estrada das Barreiras com inspeção para eliminar possíveis focos do Galpão do Ministério da Agricultura – Órgão do Estado e em mais de 700 residências. Durante a estratégia, os trabalhadores também prestarão esclarecimentos e atendimentos educativos a população.

Vacinação – Com o início da Campanha de Vacinação Antirrábica, haverá a presença de profissionais disponíveis in loco para imunizar os animais. A ação em conjunto visa atingir ao máximo de bichos vacinados contra a raiva, a população que reside nas localidades da estratégia, pode levar seu pet até a equipe do CCZ que estará nas ruas.