Estratégia faz parte da semana comemorativa do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. Fluxo de atendimentos será por agendamento nos postos de saúde

Para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, no dia 31 de maio, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma semana de mobilização com a oferta de exames especializados para combater o tabagismo.

Os pacientes devem ter uma guia para realizar o procedimento e agendar EXCLUSIVAMENTE nos postos de saúde. Serão ofertados os exames ‘Peak Flow’ e ‘Espirometria’, além da avaliação clínica, nos dias 30 de maio a 02 de junho, das 08h às 16h, já no dia 03 de junho o atendimento será apenas no turno vespertino das 14h às 16h, no Multicentro Carlos Gomes.

Único fator de risco totalmente evitável, o tabagismo é responsável por mortes, doenças e alto custo ao Sistema Único de Saúde (SUS), que afeta indiretamente a qualidade de vida do cidadão e sociedade. “A capital baiana ocupa um dos melhores lugares no ranking nacional com a quantidade de fumantes. Isso tudo é possível graças ao alinhamento do trabalho na Saúde e a legislação da cidade, que proíbe, por exemplo, o uso de cigarro ou qualquer outro derivado do tabaco em ambiente coletivo total ou parcialmente fechado. Com isso, vamos fechando o cerco para inibir a utilização desse malefício completamente evitável”, explica Abdon Brito, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SMS.

Após a realização dos exames, o paciente poderá aguardar o diagnóstico no mesmo dia e, em seguida, será assistido para tratamento na rede municipal ou encaminhado para organizações especializadas. Caso haja quadros emergenciais, o Multicentro estará preparado para realizar intervenções emergenciais. A ação tem apoio das instituições abraçAR, Boehringer Ingelheim e Fundação PROAR.

Tratamento

O tratamento através do programa é gratuito e desenvolvido em uma das 23 unidades básicas de saúde administradas pelo município. As atividades têm como foco a prevenção e o tratamento e, para quem quer deixar de fumar, o primeiro passo é se inscrever em uma das unidades, levando um documento de identificação oficial com foto e cartão do SUS.

Após a inscrição, o paciente passa por uma entrevista (anamnese) para avaliação do interesse em se tratar e, também, do nível de dependência da nicotina. Isso porque, em alguns casos, além das terapias em grupo, também é indicado o uso de medicamento.

Vencidas essas duas etapas, o paciente começa a fazer as terapias coletivas semanais. O apoio é dado por um grupo de profissionais gabaritados, entre eles médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas e enfermeiros.

Dados

De acordo com o último boletim epidemiológico produzido pela Diretoria de Vigilância e Saúde (DVIS), vinculada à pasta, na última década a frequência de tabagismo na população de Salvador apresentou redução de 18,1%, passando de 8,3% em 2010 para 6,8% em 2020.

Em Salvador, a frequência de fumantes em 2020 se apresentou maior entre homens (7,9%) do que nas mulheres (5,9%). Quando comparado a 2019, observa-se um aumento da frequência de tabagismo entre as mulheres de 68,6%, passando de 3,5% (2019) para 5,9% (2020). Já entre os homens houve aumento de 3,9%, passando de 7,6% (2019) para 7,9% (2020). Salvador teve a menor frequência de fumantes entre 2015 e 2018.

Já o estudo mais recente do Ministério da Saúde sobre o tema, o Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), aponta que Salvador é uma das cinco cidades com menor índice de fumantes com idade a partir de 18 anos, com 5,4% da população. No Brasil, esse número é de 9,8%.

Confira a lista:

– USF do Alto das Pombas

– USF Ivone Silveira Calabar

– UBS Dr. César de Araújo

– USF Claudelino Miranda

– USF Mata Escura

– USF Calabetão

– USF Cajazeiras XI

– UBS Dr. Péricles Esteves Cardoso Barbalho

– USF Joanes Leste

– USF Prof. Eduardo Mamede

– UBS Dr. Orlando Imbassay

– USF San Martim

– USF Vale do Cambonas

– USF Boa Vista do Lobato

– USF San Martim II

– USF Deputado Luiz Braga

– USF Bom Juá

– USF Fazenda Grande III

– Centro de Saúde Mental e reabilitação Álvaro Rubim de Pinho

– Multicentro de Saúde Amaralina Adriano Pondé

– Serviço de Atenção Especializada São Francisco

– Hospital Especializado Otávio Mangabeira

– Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira