Novo equipamento terá a capacidade dez vezes maior de processamento e esterilização materiais, trazendo mais agilidade na assistência aos soteropolitanos

A partir desta quinta-feira (10), o trabalho de esterilização e preparo de materiais usados nos procedimentos do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passa a ser ainda mais moderno e qualificado. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde inaugurou o novo CME – Centro de Materiais e Esterilização do serviço.

Instalado na Central do SAMU, no Pau Miúdo, o novo espaço responsável pelo recebimento, limpeza, inspeção, preparo e a esterilização de peças entre instrumentais para cirurgias e outros materiais reutilizáveis, terá uma capacidade dez vezes maior que o antigo CME.

Nas novas instalações, a prevenção de infecções será ainda maior, com aumento na qualidade da limpeza e desinfecção. Outro ponto importante é o retorno do material em menor espaço de tempo, contribuindo para maior agilidade nos procedimentos.

O titular da saúde municipal, Leo Prates, afirmou que durante a pandemia o SAMU de Salvador foi um dos serviços que mais receberam investimentos para ampliação e qualificação.

“Praticamente, dobramos o número de ambulâncias e outros veículos que fazem parte da rede do SAMU durante a pandemia. Além disso, equipamos essas unidades com equipamentos de ponta para garantir aos profissionais ainda mais recursos para salvar vidas. Isso abriu a necessidade de expansão das estruturas que compõem do serviço para garantir a operacionalização com a agilidade que as demandas de urgência precisam. Com o novo Centro de Materiais e Esterilização entregue hoje vamos conseguir elevar ainda mais a eficiência e resolutividade desse importante equipamento de saúde”, afirmou Prates.

WhatsApp Image 2022-03-10 at 15.08.48 (1)WhatsApp Image 2022-03-10 at 15.08.48