Ação visa reduzir demanda reprimida gerada durante a pandemia do coronavírus na cidade

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta quinta-feira (17) o credenciamento de hospitais e clínicas privadas interessadas em participar do chamamento público para oferta de cirurgias eletivas aos beneficiários do Sistema Único de Saúde da capital baiana. O edital com os aspectos técnicos para habilitação de pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.

No total, serão investidos mais de R$ 6,2 milhões para contratação dos prestadores. O mutirão de cirurgias eletivas ampliará a oferta de procedimentos ambulatoriais e hospitalares como cirurgias das vias aéreas superiores, da face, aparelho digestivo, da cabeça e do pescoço, além de intervenções como vasectomia e laqueadura.

De acordo com o titular da Saúde soteropolitana, Leo Prates, a iniciativa vai reduzir demanda reprimida gerada durante a pandemia do coronavírus na cidade. “Ao longo desses dois anos e meio, muitas pessoas deixaram de fazer cirurgias eletivas, já que suspendemos a realização de alguns procedimentos para mobilizar os leitos para acolhimento de pacientes covid-19 com o objetivo de salvar o máximo de vidas. Hoje, para minimizar esses impactos e reduzir a demanda reprimida por esses procedimentos estamos lançando o chamamento público para contratação de clínicas e hospitais da rede privada”, explicou.

O gestor destacou ainda que a mobilização deve iniciar no próximo mês, beneficiando principalmente o público feminino. “Nossa expectativa é realizar o maior Março Mulher da história da cidade com a oferta de cirurgias de retirada de miomas, laqueaduras e outros procedimentos voltados à saúde feminina”, finalizou.