Cinco drives thru seguirão vacinando gestantes e puérperas contra a gripe

Portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, idosos, trabalhadores da saúde, bem como gestantes e puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias) que ainda não se vacinaram podem buscar um dos 85 postos de referência em Salvador para se proteger contra a gripe na próxima segunda-feira (04).

Além disso, outros cinco drives thru instalados na Arena Fonte Nova; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; nos dois campi da Faculdade Bahiana de Madicina, nos bairros do Cabula e Brotas; e no Atakadão Atakarejo de Fazenda Coutos realizarão a vacinação das gestantes e puérperas. Todos os pontos de imunização no município terão horário de funcionamento ampliado para 08 às 17 horas.

Para ter acesso as doses, as puérperas deverão apresentar documentação que comprove a que realização do parto nos últimos 45 dias. Os portadores de doenças crônicas também deverão apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia que o paciente apresenta.

De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis, apesar da vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, a imunização é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, reduzindo o impacto no sistema de saúde nesse período de pandemia.

“A vacina contra a gripe é muito importante nesse momento de pandemia do Covid-19 para diminuir a incidência de infectados por influenza. Além de evitar uma sobrecarga maior dos serviços de saúde com pacientes agravados por gripe, a vacina evita também que uma pessoa pegue gripe e precise ir receber atendimento em uma emergência, local onde estará mais exposto ao risco de contrair o novo coronavírus”, pontou.

Até o momento, 433 mil pessoas foram vacinadas contra influenza em Salvador.

Acesse a lista