fique_sabendo_imprensa Para o enfrentamento da doença, a  Prefeitura triplicou o número de postos oferecendo o diagnóstico precoce através de testes rápidos com resultados divulgados em 30 minutos

 

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado nesta segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal da Saúde intensificará as ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce em todas unidades básicas da rede. A abertura oficial da mobilização acontece no  Serviço Municipal de Assistência Especializada – SEMAE, localizado na Rua Lima e Silva, 217, Liberdade, a partir das 09 horas. Durante a ação serão ofertados testes rápidos para detecção do vírus HIV em 30 minutos, além de palestras, atividades educativas e apresentações musicais com o Grupo Afro Muzenza e Vera Pureza.

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Somente este ano, foram notificados 607 novos casos da doença na capital baiana.

Justamente para reverter este cenário e incentivar o diagnóstico precoce, a SMS praticamente triplicou, de 33 para 96, o número de unidades básicas que realizam a testagem para HIV/Aids, sífilis e hepatites, com resultados divulgados em 30 minutos. Nesses postos, o paciente recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhado para o serviço especializado – CTA Marymar Novais, no Dendezeiros; e Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade – onde receberá os cuidados necessários e os medicamentos antirretrovirais.

Outra importante ação desenvolvida pela SMS acontece no período do carnaval. O Fique Sabendo, como é intitulada a iniciativa, faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a festa momesca.

Implantado desde de 2009, o Fique Sabendo realizou este ano mais de 4.280 testes rápidos, com 24 diagnósticos positivos para HIV, 68 reagentes para sífilis, 08 para Hepatite C e 05 para Hepatite B.

Durante a Copa do Mundo, mais de 2 mil testes rápidos foram realizados em Salvador, com 58 diagnósticos positivos para HIV. Escolhida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) para o lançamento oficial da campanha Proteja o Gol, a capital baiana registrou o melhor desempenho entre as 12 cidades sedes que também promoveram a ação durante o evento esportivo, realizando o maior número de testes.