Cerca de 1.500 Agentes de Combate as Endemias atuaram forte nos 12 Distritos Sanitários em uma série de ações que ergueram Salvador a uma Infestação Predial (IIP) histórica de apenas 1,5%

Iniciado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em setembro de 2021, o ‘Plano Verão Sem Mosquito’ chega ao fim neste março com resultados expressivos que fazem de Salvador referência nacional. Durante o período, cerca de 1.500 Agentes de Combate as Endemias atuaram forte nos doze Distritos Sanitários. Dentre as destacáveis ações, foram distribuídas 2.225 capas para cobertura de reservatórios de água; inspecionados 917 bueiros; 106 hotéis; 76 imóveis de matriz africana; 313 órgãos públicos; 281 praças; 11 Estações do metrô; 285 Condomínios e 341 Escolas.

Neste período, o DS que mais distribuiu capas de chuva foi o do Subúrbio Ferroviário com foco principal para as três Ilhas que fazem parte do território de Salvador: Ilha de Maré, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Ilha dos Frades. Todos os munícipes que receberam as capas assinaram uma declaração de recebimento se comprometendo realizar o uso adequado e manutenção das mesmas, além de declarar ciência das orientações recebidas quanto à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e das informações repassadas pelos agentes sobre as medidas preventivas de dengue, zika e chikungunya.

De forma paralela às ações do Plano, os profissionais continuaram realizando as visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital. Em novembro foram inspecionados 917 bueiros para verificar sobre a existência de focos do mosquito, e quando necessário, a realização de tratamento. Foram também inspecionados todos os cemitérios particulares e públicos da cidade.

Em dezembro foram inspecionados 106 hotéis; 76 imóveis de matriz africana; 313 órgãos públicos e 281 praças. Em janeiro também foram intensificadas ações de inspeção e tratamento no trajeto das festas populares da Cidade, a exemplo da Lavagem do Bonfim, Itapuã e Festa de Yemanjá, em que os agentes realizavam ações educativas com a distribuição de panfletos e colocação de cartazes, e inspeção em barcos, bocas de lobo, floriculturas, materiais potenciais de se tornarem criadouros do mosquito Aedes etc.

Já em fevereiro 11 Estações do metrô; 285 Condomínios e 341 Escolas em Salvador receberam as verificações do CCZ. Não por acaso o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 03 e 07 de janeiro de 2022, apontou que Salvador apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 1,5%, menor indicador registrado nos últimos anos.

Resultados

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, atribui os números expressivos deste ano ao empenho, sobretudo, de todos os agentes e profissionais envolvidos no trabalho, bem como da população, que vêm se tornando os agentes da própria casa, da rua e do bairro, somando esforços contra o Aedes na cidade. “Além das ações de eliminação de criadouros do vetor das doenças dengue, zika e chikugunya que acontecem diariamente, o CZZ empenhou esforços contínuos que renderam esses números consideráveis. Temos muito a agradecer aos agentes de endemias e também a toda a população, que acolhe os profissionais e compreende a importância do trabalho para o bem e cuidado coletivo”, agradece.

Conforme Leo Prates, Secretário da Saúde de Salvador, os resultados expressivos do Plano Verão Sem Mosquito deste ano são atribuídos a uma série de intervenções, mobilizações e ações de conscientização junto à população feita através de campanhas e ações educativas coordenadas pela SMS, bem como a intensificação das atividades do CCZ casa à casa, dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários através da articulação de diferentes órgãos da Prefeitura como a Limburp. “Seguimos com foco em nossa meta de baixar o LIRAa para 1%, igualando ao recomendado pelo Ministério da Saúde, para isso, o êxito do Plano Verão Sem Mosquito é fundamental ”, afirma.

As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o munícipe deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).