Dando prosseguimento ao Plano Verão Sem Mosquito, os Agentes de Combate as Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculados à Diretoria de Vigilância a Saúde (DVIS) – Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizam Pesquisa Vetorial Especial (PVE) nos portos marítimos, aeroporto, rodoviária e praças públicas da capital baiana. O trabalho consiste em inspecionar estabelecimentos que possam existir depósitos com focos do mosquito Aedes. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira (31) e segue até a terça (01), véspera de feriado.

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, ressalta a importância da colaboração e conscientização da população no processo de combate ao mosquito Aedes. Por isso é necessário redobrar os cuidados com recipientes que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito, principalmente durante o verão em razão das constantes chuvas e do calor, condições favoráveis a proliferação do mosquito.

Durante as inspeções zoossanitárias, os agentes de endemias inspecionam e removem depósitos focados, e se necessário realizam o tratamento com uso de larvicida. As abordagens têm como objetivo identificar os pontos críticos e eliminar os focos de criadouros para evitar a proliferação dos mosquitos. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes e visitantes dos locais com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.

“Trabalhamos durante todo o ano para o controle da infestação do mosquito e de forma estratégica durante o período do verão em estabelecimentos/pontos estratégicos onde são elevadas as chances de encontrar focos do mosquito Aedes, com o objetivo de continuarmos mantendo Salvador com baixo índice de infestação”, reitera Isolina Miguez.

Os Agentes do CCZ continuam realizando visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o munícipe deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).