De olho na Segurança Alimentar dos foliões que irão curtir o Carnaval de 2024 na capital baiana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já se adiantou e colocou em prática a cultura da prevenção em saúde, com a promoção dos cursos de qualificação da Vigilância Sanitária (VISA), voltados aos comerciantes, entre eles (as) Pipoqueiros/as, Baianas/os de Acarajé e Mingau, Barraqueiros/as, food trucks e demais atividades de comida de rua. A programação educativa teve início em julho e segue até a véspera da festa momesca, qualificando, até o momento, 327 trabalhadores.

Nos encontros, os comerciantes têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre os cuidados sanitários que devem ser adotados para comercialização de alimentos em via pública, a exemplo das regras para acondicionamento dos alimentos, como evitar contaminação cruzada, temperatura adequada para conservação dos alimentos, cuidados com o preparo de bebidas, higiene e saúde do manipulador de alimentos, no intuito de prevenir as Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) e promover a Segurança Alimentar. Neste primeiro momento, já foram qualificados 327 comerciantes.

Os cursos de qualificação são ministrados pelas nutricionistas Gilmara Sodré – Gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, e Emanuela Brito – chefe do setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos. “Estamos intensificando previamente os trabalhos de educação em saúde, no intuito de qualificar estes serviços de alimentação já pensando no carnaval 2024. O nosso objetivo nesta antecipação é o de orientar e esclarecer as dúvidas destes trabalhadores. Educar para prevenir, este é o lema da saúde”, destaca Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

25/09 – Pipoqueiros, às 8hs, no Auditório da VISA Central (Av. Vasco da Gama, nº 4453);
26/09 – Baianos e Baianas de Acarajé e Mingau, às 14h, no Auditório da SEMPRE (Rua Miguel Calmon, n°28, Comércio)
28/09 – Barraqueiras/os, às 14hs, no Auditório da SEMPRE;
29/09 – Pipoqueiros, às 14hs, no Auditório da VISA CENTRAL.