A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deram início nesta terça-feira (18) à Oficina de Validação dos Processos de Trabalho, uma atividade essencial que faz parte do Programa Maior Cuidado (PMC). Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Salvador, através dessas duas pastas, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem por objetivo oferecer assistência integral e de qualidade para 50 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica e social, que já são referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos destacou o trabalho integrado das secretarias. “Nós, enquanto Prefeitura, estamos atuando de forma transversal e intersetorial buscando integrar assistência social e saúde de forma coordenada. A missão é melhorar a vida das pessoas. O projeto tem como foco os idosos dependentes e semi-dependentes, contribuindo para a redução de mortes evitáveis, internações desnecessárias, melhoria da qualidade de vida do idoso, além do combate à violação de direitos”, disse.

O Secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou o significativo avanço no cuidado com a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social, enfatizando o comprometimento da equipe em promover uma assistência integrada e de excelência às pessoas idosas de Salvador, garantindo-lhes dignidade e respeito. “Nossa cidade está avançando na implementação de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, promovendo uma cidade mais inclusiva, onde os direitos são garantidos”, salientou.

Inspirado na experiência bem-sucedida de Belo Horizonte, onde o PMC já está em funcionamento há 12 anos, o projeto piloto na capital baiana busca proporcionar cuidados socioassistenciais e de saúde para pessoas idosas, permitindo que recebam o suporte adequado em suas residências, acompanhadas por suas famílias.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, Getisêmani Menezes Santos, afirmou há no país um momento de transição demográfica de redução da faixa etária abaixo dos 30 anos e aumento de idosos. “Vislumbrar o futuro da saúde dos soteropolitanos perpassa por ter um olhar diferenciado sobre os nossos idosos. A SMS, junto com a Sempre somado ao Instituto de Saúde Coletiva (ISC)/ UFBA, tem buscado cuidadosamente implantar esse projeto e expandi-lo futuramente, com um formato ainda melhor para toda Salvador”, avaliou.

O PMC contará com cuidadores sociais de idosos, que seguirão um Plano de Cuidados Singular elaborado de forma integrada entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Unidade de Saúde da Família (USF), com os cuidados prestados no domicílio. Essa abordagem interdisciplinar envolverá profissionais da Assistência Social, Saúde, supervisores e cuidadores sociais, proporcionando um atendimento mais abrangente e eficaz.

A implementação do Programa Maior Cuidado ocorrerá, inicialmente, em dois territórios específicos: no Distrito Sanitário Cabula/Beiru (CRAS Engomadeira e USF Estrada das Barreiras,) e no Distrito Sanitário Cajazeiras (CRAS Cajazeiras 8 e USF Cajazeiras).

A programação da atividade desta terça-feira (18) incluiu as apresentações das experiências da Saúde e da Assistência Social do PMC de Belo Horizonte e Grupos de Trabalho com 9 temáticas: Avaliação do idoso para inserção no projeto piloto; Termo de consentimento; Questionário de Avaliação de Resultados; Rotinas de cuidados da Assistência Social; Rotinas de cuidados da Saúde; Planilha Mensal de Monitoramento; Folha de acompanhamento diário do cuidador; Registro livre do cuidador e Solicitação de desligamento do programa.

Participaram da mesa de abertura da atividade o secretário Júnior Magalhães; Emanuele Rodovalho, diretora de Proteção Social Básica da Sempre; Raildes Alves, gestora do Fundo Municipal da Pessoa Idosa; o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza; a professora (ISC/UFBA) e coordenadora do projeto, Berenice Temoteo da Silva; e o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Getisêmani Kundsen Menezes Santos.

Texto/SECOM